Alterações Morfológicas e Funcionais dos Rins de cães com insuficiência renal crônica.
RESUMO:
As doenças renais em cães são causadas por desordem de etiologia variada que induzem a alterações estruturais e funcionais dos rins, diagnosticadas por meio de quadro clinico e da histopatologia.
A doença glomerular é classificada de acordo com o padrão histológico das alterações renais sendo, portanto o conhecimento da histopatologia necessário para a compreensão da doença. O termo glomerulonefrite é normalmente usado para descrever o grupo de doenças em que a lesão primaria consiste em algum tipo de anomalia estrutural do glomérulo. O dano no glomérulo pode ser grave, levando a fibrose permanente com atrofia nos túbulos associados. Alternativamente algumas condições produzem anomalias temporárias, e seguindo a resolução da função do néfron.
O objetivo deste estudo foi caracterizar as alterações renais dos cães com insuficiência renal crônica e classificá-las de acordo com a Organização mundial de saúde para seres humanos.
Foi coletado a amostra de sangue e urina de 11 cães de diferente raças de ambos o sexos , adultos.
O inicio e o conjunto de eventos clínicos e bioquímicos que ocorrem em pacientes com insuficiência renal crônica podem variar de acordo com a natureza, gravidade, duração de progressão da afecção subjacente. Frequentemente a uremia é o estado clinico em direção no qual todas as afecções renais progressivas generalizas convergem.
A analise da densidade urinaria apresentou alterações com valor máximo de 1,015 e mínimo de 1,007 o valor médio foi 1,012. Observou se proteinúria em oito animais, os valores de hemácias em nove animais bem como os de hemoglobina e hematócrito em 10 animais foram mais abaixo que dos considerados normais. Observou se também a grande variação no numero de leucócitos totais, foi identificado leucocitose em quatro animais e leucopenia em dois. Na contagem diferencial verificou se discreta