Altera Oes Laboratoriais Devido A Atividades Fisicas
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALTERAÇOES LABORATORIAIS ENCONTRADAS APÓS O TESTE DE COOPER
Nome: Deborah de Oliveira Moreira n°: 9 Turma: 3°A. C. - A
Contagem
Agosto /2014
ALTERAÇOES LABORATORIAIS ENCONTRADAS APÓS O TESTE DE COOPER
A realização de exames laboratoriais envolve uma série de etapas, que vão desde a preparação para coleta e coleta- fase pré-analítica, a realização do teste- fase analítica, e liberação dos resultados, a chamada fase pós-analítica. Cada uma dessas fases possui uma série de requisitos que determinam a qualidade dos resultados gerados, e a fase pré-analítica tem um papel fundamental pois se a preparação do paciente for incorreta todas as outras serão prejudicadas. Por isso a importância de obedecer corretamente as horas necessárias de jejum, a interrupção do uso de certos medicamentos e a não realização de exercícios físicos anteriormente da data da coleta.
As diversas atividades físicas existentes, sejam elas de alta ou baixa intensidade, provocam efeitos sobre alguns componentes sanguíneos para que o corpo se adeque e realize com sucesso a atividade proposta. O corpo em movimento necessita de energia, e para obtenção dessa energia são necessárias diversas reações metabólicas, envolvendo glicose e certas enzimas e hormônios com função relacionada a absorção, clivagem e obtenção de ATP. Além disso, o esforço físico pode provocar lesões musculares e nos capilares sanguíneos, causando a liberação de algumas enzimas presentes no músculo, e alguns fatores de coagulação poderão se apresentar elevados devidos a essas micro hemorragias dos vasos capilares.
Portanto, quanto mais intensa for essa atividade física, maior será a modificação fisiológica, e maior será a alteração destes componentes sanguíneos. Devido á isso, os laboratórios clínicos recomendam a seus