ALTA IDADE MEDIA
Movimentos do AR ( Vento)
O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.
Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Tipos de ventos
Constantes
Os ventos Constantes são existentes dos Trópicos para o Equador, podendo causar chuvas por causa da sua úmidade. Periódicos Na atmosfera, existem os ventos periódicos, são conhecidos como brisas das regiões litorais, que se alternam regularmente de sentido. Estes ventos surgem devido a desigualdade, capacidade de aquecimento entre a Terra e o mar.
Locais e Variáveis Depende a época e o local. Ex: Ventos Noroestes são os que saem da Amazônia e podem deslocar-se até SP. Perigosos
São aqueles que podem estar acarretando algum prejuízo ao sociedade.
Ciclones São ventos circulares, como: Tufão, Furacão, Tornado e Willy-Willy. É uma tempestade bastante violenta que ocorre nas regiões tropicais e subtropicais. A velocidade supera a 50km/h.
Massas de ar
As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas. Podendo ser classificadas em equatorial, tropical ou polar.
Frentes
Em meteorologia, frentes são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Estendem-se não só na horizontal mas também na vertical, intersectando a superfície da Terra.
Umidade atmosférica
A umidade do ar é o nome dado ao vapor de água existente na atmosfera que varia de acordo com a temperatura e a pressão do clima.