Alquimia
A Alquimia é uma das ciências mais antigas praticadas pelo homem. Ela é considerada a precursora da Química Moderna e foram seus adeptos que descobriram inúmeros elementos e praticas que até os dias atuais são utilizados. Foi na ideia média que esta ciência se propagou, e embora esta seja considerada a idade das trevas, na verdade a diversas luzes, uma das maiores sem duvidas é da Alquimia.
Ao contrario do que muitos pensam a Alquimia vai muito além dos campos das ciências exatas, chegando a adentrar na filosofia, para alguns pesquisadores a Pedra Filosofal e a sua capacidade de transformar metal em ouro, está ligada a mente, onde os metais inferiores representariam a ignorância, e através do conhecimento se transformariam em ouro, que seria uma metáfora para a sabedoria. Outro conceito ligado a esta ciência é o de homúnculo, em que se poderia criar vida humana a partir de materiais inanimados.
Inúmeros eram os Alquimistas medievais, dentre eles se destacam o filosofo Tomas de Aquino, e o ilustre Nicolau Flamel, que segundo a lenda foi o único a produzir a Pedra Filosofal.
Embora a Alquimia tenha sido a base para ciencias modernas, vale ressaltar que ela está intimamente ligada a religião, pois seu desenvolvimento se deu em um período de quase total domínio da igreja católica.
Apesar das inúmeras controversas, o que não se pode negar é o imenso legado deixado pelos alquimistas, foram eles os responsáveis pelo descobrimento do arsênico e do acido clorídrico. Seus conhecimentos contribuíram também para a psicologia, que incorporou símbolos desse período.
A Alquimia permanece encoberta e ainda não é possível desvendar seus verdadeiros propósitos, mas a sua importância não pode ser