Almeida Garret- Biografia e Características
Filho de Antônio Bernardo da Silva Garret e Ana Augusta de Almeida Leitão, o escritor nasceu em 1799 como João Leitão da Silva. O Baptista foi uma homenagem ao padrinho, adicionado ainda na infância. O Almeida Garret passa a ser utilizado pela família em 1918 apenas.
Nascido no Porto, foi para Lisboa em 1816 cursar Direito. Foi na faculdade que conheceu os ideais do movimento liberal. Já na capital, lançou “O Retrato de Vênus” dois anos depois, é a primeira versão da obra. Por conta do poema, foi acusado de ateu e imoral.
O jovem com aspirações políticas fez parte da revolução liberal em 1820. Três anos depois, com a volta do absolutismo, foi morar na Inglaterra, exilado. O lado positivo do exílio foi a descoberta de autores importantes da literatura inglesa, como Shakespeare, e do romantismo, que viria a marcar sua obra.
Ficou na Inglaterra por um ano e foi para a França. Foi nesse período que escreveu a obra que marcou o começo do romantismo português, “Camões”. Voltou para terras portuguesas em 1826 e passou a trabalhar como jornalista. Foi responsável pelo jornal “O Português” e logo depois pelo “O Cronista”. Fica em Portugal por apenas dois anos, logo que D. Miguel assume o trono, volta à Inglaterra.
Almeida Garrett pode se estabelecer em Portugal novamente quando o liberalismo sai vitorioso da Guerra Civil Portuguesa, ou Guerras Liberais. Chegou a lançar um jornal voltado para causas políticas, o “Regeneração” tratava da guerra que levou os liberais ao poder.
O importante dramaturgo e escritor marcou o teatro, a literatura e a política portuguesa. Morreu com 55 anos.
Características
As características que merecem destaque são a liberdade da metrificação, o vocabulário comum, o ritmo e a pontuação caracterizados pela subjetividade. A poesia popular e até mesmo as cantigas medievais são evocadas, além de textos em que existe uma predominância da subjetividade.
Principais obras de Almeida Garrett:
- Camões