alinhamento de m quinas Marcelo
Marcelo Soromenho Neto Filho
Alinhamento de máquinas
Manutenção mecânica II
Guarapari, 2015
Introdução
Alinhamento de eixos - correção da posição relativa entre duas máquinas que estão acopladas, assim como um motor e bomba, para que a linha de centro dos eixos estejam em linha reta quando as máquinas estão em condições de operação. Alinhar os eixos significa mover os pares de pés dianteiros ou traseiros de uma máquina, no plano vertical e horizontal, até que os eixos estejam alinhados dentro de uma determinada tolerância.
O desalinhamento pode ser definido como sendo a não coincidência entre o eixo de simetria de dois eixos colineares. Existem, no entanto, determinados casos em que é necessário existir um pequeno desalinhamento para lubrificação de dentes num acoplamento de engrenagem. Portanto, é importante ter os eixos de máquinas acopladas a funcionar muito perto das condições de serviço da temperatura e carga.
Alinhamento de máquinas
O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento, dar maior durabilidade aos componentes e aumentar o período da operação de máquinas rotativas. Para atingir tal objetivo, os componentes das máquinas que estão mais sujeitos à falhas devem trabalhar dentro dos seus limites de projeto. Os componentes mais sujeitos à falhas são os mancais, selos, acoplamento e eixos.
Para atingir o alinhamento preciso, as máquinas precisam dos seguintes resultados:
Reduzir as forças radicais e axiais excessivas sobre os mancais para garantir vida maior aos mancais e estabilidade ao rotor sob condições dinâmicas de operação
Minimizar o desgaste nops componentes do acoplamento
Minimizar o empeno de eixo do ponto de transmissão de potência no acoplamento ao mancal lado acoplamento.
Reduzir as falhas nos selos mecânicos
Manter as folgas internas