TCC GESSO
A pesquisa foi realizada através de dados bibliográficos e de levantamento de campo, e teve o questionário como instrumentos de coleta de dados que foi aplicado nas construtoras da cidade de Americana. Os principais resultados apresentam a tecnologia de gesso liso para revestimento de paredes de alvenaria e tetos está cada vez mais comum no canteiro de obras, principalmente residenciais. Além de custar bem menos que um revestimento em argamassa de cimento (chapisco mais emboço mais reboco), e a rapidez com que o gesso é executado em comparação com o reboco. Somando-se a estas duas grandes características, há ainda economia com a eliminação da etapa de regularização da superfície com massa corrida possibilitando a pintura diretamente no gesso. Com isso há grandes vantagens para se usar gesso liso, o custo mais baixo que o reboco de argamassa, a rapidez na execução e a economia na massa corrida de pintura.
Para aproveitar essas vantagens, há uma série de etapas que precisam ser verificadas e fiscalizadas pelo responsável da obra (seja engenheiro, arquiteto, técnico ou construtor).
Para obter um melhor custo benefício no sistema de emboço e/ou revestimento, será visado a tecnologia aplicada para o melhor desempenho, custo final, tempo de execução e exclusão de retrabalho na aplicação de gesso corrido nas paredes e teto, utilizando de gestão de qualidade durante toda a execução dos serviços de alvenarias.
Palavras chaves: chapisco, emboço, reboco e massa corrida.
2. INTRODUÇÃO.
Com o crescimento da indústria da construção civil, percebido nos últimos anos, surge a necessidade de o setor construtivo aumentar a produção para cada vez mais poder acompanhar esta expansão.
O gesso é um material oriundo do mineral gipsita abundante na natureza. Existem jazidas de gipsita espalhadas em todo o Brasil e em muitos países do mundo.
A maior aplicação do gesso é no mercado da construção civil, onde é muito utilizado como revestimento de parede, divisórias/ vedações