Alimentos E Prepara Es Culin Rias
Dissemos que a base de uma alimentação saudável consiste em uma grande variedade de alimentos preparados com quantidade reduzida de óleos, gorduras, sal e açúcar. Também dissemos que produtos prontos para consumo podem fazer parte de uma alimentação saudável se consumidos ocasionalmente ou quando são usados, em pequenas quantidades, para complementar e não substituir alimentos e preparações culinárias.
O valor de padrões tradicionais de alimentação
Com exceção do leite materno nos primeiros seis meses de vida, nenhum alimento sozinho proporciona aos seres humanos a densidade de energia e de nutrientes que seu organismo requer. Por isso, a espécie humana desenvolveu a capacidade de ingerir e aproveitar uma enorme variedade de alimentos. Quais alimentos, em que combinações e em que proporções, preparados como e consumidos com qual frequência? identificando grupos de alimentos semelhantes quanto a seu conteúdo em nutrientes. Por exemplo, frutas, legumes e verduras, ricos em vitaminas, minerais e fibras, cereais e tubérculos, ricos em carboidratos e fibras, e carnes e feijões, ricos em proteínas.
A alimentação dos Brasileiros segundo o IBGE
Embora pesquisas anteriores do IBGE indiquem forte tendência de aumento no consumo de produtos prontos para consumo, a pesquisa de 2008-2009 mostra que alimentos e preparações culinárias ainda correspondem a mais do que dois terços da alimentação dos brasileiros (68,9% do total de calorias consumidas). Preparações à base de cereais, em especial arroz, e de feijão são as mais frequentes, correspondendo a pouco mais de um quarto do total de calorias consumidas. Apenas arroz e feijão perfazem 22,8% das calorias. Dentre os produtos prontos para consumo, os que fornecem mais calorias são pães e sanduíches, bolos, biscoitos doces e guloseimas em geral, refrigerantes, ‘salgadinhos’, bebidas lácteas adoçadas e salsichas e outros embutidos. A avaliação nutricional da alimentação