Trabalho Gest O De Manuten O
O papel da qualidade na manutenção é de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa. É de responsabilidade do setor de manutenção garantir que todos os equipamentos estejam funcionando perfeitamente, porém, essa tarefa não é tão simples.
Para que o setor de manutenção consiga trabalhar de forma alinhada e dentro dos parâmetros de uma organização, com padrões, é necessário aplicação dos conceitos básicos de qualidade dentro do setor.
O conceito básico de qualidade pode ser definido como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Assim, concluímos que é fundamental a aplicação dos conceitos de qualidade na manutenção, pois, são de grande importância. Uma boa aplicação da manutenção depende, também, do uso dos conceitos de qualidade aplicados a esse setor.
Introdução
As organizações buscam ser cada vez mais competitivas, não somente pela necessidade de buscar novos clientes, mas também pela necessidade de manter suas fatias de mercado. Segundo Lustosa et al. (2008), a melhoria contínua de desempenho das organizações nos indicadores de produtividade, qualidade e flexibilidade é a forma que as empresas têm encontrado para se manter competitivas. Gianesi e Corrêa (2010) afirmam que fazer produtos melhor que o concorrente é a melhor garantia de sucesso a longo prazo.
Slack et al. (2002) listam cinco objetivos de desempenho básicos, que se aplicam a todos os tipos de operações produtivas: qualidade, custos, tempo, confiabilidade e flexibilidade.
A função manutenção possui uma significativa importância no atendimento dos objetivos de desempenho, sendo uma atividade interna de apoio à função manufatura, podendo influenciar diretamente ou indiretamente todos eles, com destaque para o objetivo qualidade.