Alimentos trangenicos
Um assunto que tem gerado muita polêmica e discussão é sobre alimentos transgênicos. Eles são legais ou ilegais? Sua comercialização e cultivo devem ser proibidos ou permitidos?
Para ter uma opinião e chegar a uma conclusão sobre esse assunto é preciso saber como são feitos esses alimentos e conhecer seus riscos e benefícios para a vida humana.
Os alimentos transgênicos são alimentos que são modificados geneticamente por engenheiros genéticos com o objetivo de serem mais resistentes às doenças, vírus, pesticidas, herbicidas e possuírem mais qualidade nutricional.
No futuro, dizem que se a população mundial continuar aumentando no ritmo atual, isso vai gerar falta de alimentos nos países, então na teoria os alimentos transgênicos seriam uma boa solução.
Entretanto, alguns desses alimentos por causa da sua modificação são alterados a ponto de ter uma significativa alteração na composição e essa alteração pode provocar efeitos inesperados, como alergia numa pessoa mais sensível que o ingerir, gerar uma complicação e a pessoa morrer, não tem nenhum caso de contaminação no mundo comprovado, mas é bom ter certeza que isso não vai causar nenhum dano à saúde antes de ingeri-lo.
Os alimentos transgênicos não trazem problemas só para a saúde das pessoas, mas também para o meio ambiente. Por esses alimentos serem modificados para resistirem aos agrotóxicos, é necessária a aplicação em maior quantidade desses agrotóxicos que podem não infectar o alimento, mas pode infectar a vegetação onde esses alimentos foram plantados, gerando um desequilíbrio ambiental.
A discussão desse assunto é intensificada exatamente por essa incerteza se eles são confiáveis e devem apostar neles para o futuro, ou se não são e devem acabar logo com eles antes que cause algum problema realmente sério.