Alimentos SA
Ensino médio
Trabalho sobre os
Alimentos SA
Vitória Gamba Maestri Turma: 2º ano A
Professor: Cristiano Niero Disciplina: Geografia
Maringá, 31 de março de 2014.
Alimentos SA
Nos últimos 50 anos, tivemos mudanças nas nossas produções de alimentos. Antes usávamos poucos inseticidas, eram mais consumidos ao natural. Produziam-se na época certa e pelos pequenos produtores rurais. Eram usados produtos e ou adubos mais naturais, isto é, vindos da própria natureza. Por exemplo, a alimentação bovina era muito baseada no pasto, com ervas e, hoje, é muito a base de milho, soja, trigo etc. Hoje já não. Os alimentos são produzidos em grandes escalas (massa, escala de produção) e são controlados por grandes corporações nacionais e internacionais, sem grandes preocupações com a qualidade na sua produção. Estão muito interessados no lucro, na quantidade dos seus produtos.
Para produzir essa grande quantidade de alimentos, fora de sua época, são necessárias grandes quantidades de inseticidas para o controle de pragas, produtos para o controle do solo, etc. Para se conseguir resultados imediatos e se conseguir maior lucro, as corporações tem interferido na alimentação dos animais, especialmente, com milho, trigo e soja para acelerar o crescimento (“estufamento”) dos animais.
Esse modo de produção tem deixado os consumidores alienados por não terem informações e conhecimentos sobre os alimentos que consomem, pois são sonegadas as informações sobre a origem, sobre o processo produtivo e sobre os ingredientes existentes nos alimentos. Além disso, os consumidores acabam adquirindo esses alimentos que podem prejudicar a sua saúde. Exemplo disso é o uso da industrialização dos alimentos que torna as bactérias mais resistentes, necessitando de antibióticos cada vez mais potentes para combater essas bactérias. Essa forma de produção de alimentos tem gerado