Alimentos reguladores
Responsáveis pela regulação das atividades no organismo, garantindo o bom funcionamento através da água, das fibras, sais minerais e vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas
Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras. Eles controlam as funções do organismo, mantendo a pele saudável e participam ainda, da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos, etc…
A esse grupo pertence às vitaminas-E, indispensável à presença de vitaminas na nossa dieta alimentar, a carência total de uma vitamina é considerada a vitaminose, que se traduz por várias sinais e sintomas facilmente identificados; as principais fontes de vitaminas são as vitaminas-A, e complexos B, C, D.
Fibras
Promovem o bom funcionamento do intestino, aumentando os movimentos intestinais e auxiliando na absorção e no metabolismo dos nutrientes. Elas também facilitam a mastigação, ajudam a aumentar a sensação de saciedade e contribuem para a limpeza dos dentes.
As fibras são compostas por um conjunto de substâncias de origem vegetal que o organismo humano não consegue digerir ou absorver, mas que desempenham variadas funções a nível digestivo e intestinal, tornando-se fundamentais à saúde.
Influenciam a velocidade da digestão e do esvaziamento gástrico, ajudam a controlar melhor o apetite e a saciedade, regulam a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente a glicose e o colesterol, ajudando a controlar os seus níveis no sangue.
As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal e prevenção da obstipação. Aumentam o volume das fezes e graças ao seu efeito bifidogénico promovem o crescimento das