alimentos funcionais fichamento
Especula-se que alimentos funcionais exercem efeitos metabólicos ou fisiológicos, sendo necessários em uma alimentação diária, assim trazendo efeitos positivos, e que está diretamente ligado ao papel de redução de risco de reduzir doenças.
Origem dos alimentos funcionais
A sua origem, é dos esquimós onde estes tinham uma alimentação badeadas em peixes e produtos ricos em ômega 3 e 6, com baixo índice de problemas cardíacos, assim como franceses consumidores de vinho tinto, como outras nações que poderiam ser citadas.
Foi investido em pesquisas quando notado que o desenvolvimento destes alimentos intrigavam a população e investir em pesquisas para que possa falar sobre seus benefícios como forma de marketing destes novos produtos.
Sinonímia
Além do nome alimento funcional é possível se deparar com outros termos para falar sobre estes, um antigo termo foi nutracêutico, criado para tentar diferencia-los dos medicamentos.
Alimentos medicinais, se referem a doenças específicas. Alimentos fortificados, estes são acrescentados alguma substância e podem ser considerados funcionais se nutrientes essenciais forem adicionados a estes para fornecer benefícios saudáveis. Suplementos dietéticos se diferenciam dos funcionais pois não podem substituir uma dieta diária,deixando-o mais próximo de medicamentos.
Compostos bioativos dos alimentos funcionais
Fitoquímicos
Substâncias encontradas em frutas e verduras, podem estas serem ingeridas diariamente em determinada quantidade mostram diferenças favoráveis à prevenção do câncer e outras doenças degenerativas.
A ingestão aproximada destas substâncias são 1g ou 1,5g/dia em dieta que inclui frutas,verduras,chá e vinho tinto.
Terpenóides
Estão estes em alimentos verdes,soja e alguns grãos, com ação atioxidante e interação com radicais livres por divisão de uma extensa cadeia carbônica em membranas lipídicas.