Alimentos funcionais aplicados à Estética
Curso de Estética
2˚ Período
Alimentos funcionais aplicados à Estética
Rio de Janeiro, RJ
Mai./13
Sumário:
1. Introdução …………………………………………………………………………………………… 4
2. Alimentos funcionais aplicados à Estética……………………………………………….. 5
2.1. Alimentos fontes, mecanismos de ação e aplicação à Estética….……... 5
3. Conclusão………………………………………………………………………………………………… 8
4. Referências bibliográficas.………………………………………………………………………… 9
Introdução:
Os alimentos funcionais além de nutrirem nosso organismo agem potencialmente prevenindo e até combatendo algumas doenças como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras. Esse trabalho pretende relacionar as substâncias bioativas em alimentos funcionais, como os tocotrienos e tocoferóis, e a aplicação desses compostos à Estética.
Alimentos funcionais aplicados à Estética
Fontes alimentares, mecanismos de ação e aplicação à Estética
O termo Vitamina E se aplica a uma família de antioxidantes lipossolúveis. As moléculas com atividade antioxidante inclui os tocoferóis (α, ß, y , ∂) e os tocotrienóis (α, ß, y , ∂) . O α-tocoferol é a forma mais abundante na natureza, com maior atividade biológica. E apenas os vegetais sintetizam a vitamina E. Os suplementos comercialmente disponíveis consistem em uma mistura de formas naturais de tocoferóis e tocotrienóis.
O metabolismo da vitamina E está intimamente ligado ao das gorduras; por ser uma molécula lipossolúvel, a ingestão concomitante de alimentos gordurosos é fundamental para que a vitamina E seja absorvida para que assim possa exercer sua atividade. No lúmen intestinal, a vitamina E presente nos alimentos é separada dos ácidos graxos pela ação das enzimas esterases. Os ácidos biliares são necessários para a formação das