Alimentação e Consumo
Alimentação e Consumo
Trabalho realizado na disciplina de Antropologia Cultural Brasileira II.
Maíra Bueno de Carvalho
Ana Paula Rizzardo Lima – 2614004
Beatriz Silva Leme – 2614059
Cauane Farias – 2614014
Ingrid Silva Batista – 2614022
Milena Maira Rosaneli - 2614039
Atibaia
2014
O tema foi escolhido a fim de estudar o cotidiano da alimentação da população no geral. Por ser algo tão comum, não percebemos sua importância ou como é influenciado pelas situações diversas (renda, disponibilidade, moradia, propaganda e outras).
Do menor ao maior supermercado, o consumidor precisa analisar os mesmos quesitos: preço, data de validade, pacote intacto, bom atendimento e etc. Isso prova que os supermercados, independente da classe social, precisam oferecer o mínimo necessário para que seus clientes encontrem o que busquem e, então, voltem para comprar.
A alimentação também é remetida ao status social, uma vez que há pessoas que, ao darem uma festa, investem muito dinheiro em bebidas e alimentos de melhor qualidade para causar uma boa impressão, mas, por outro lado, no seu dia a dia, consome produtos de baixa qualidade, pois não há ninguém para “fiscalizar” seu consumo.
Contudo, há também pessoas que preferem ser extremamente econômicas na alimentação para gastar o dinheiro salvo com eletrônicos, carros, roupas de marcas, bens materiais no geral.
O texto referência utilizado foi “Antropologia da Alimentação”, da antropóloga Maria Leonardo.
Sobre a Autora:
Maria Leonardo, PhD.
Doutorado em Teologia (Etnoteologia e Antropologia Cultural).
Doutorado em Antropologia da Religião.
1. Dissertação: Antropologia Cultural, do curso de Antropologia Cultural e Desenvolvimento
Social.
2. Dissertação: Relações Interpessoais e Sociologia da Cultura, do curso de Mestrado em Psicologia Social e Esfera do Terceiro Setor.
4. Dissertação: Antropologia Organizacional e Cultura Empreendedora, do curso de