Alimentação vs oms
Na população portuguesa estima-se que 50% desta com idades compreendias entre 18 e 65 anos, tenha um excesso de peso, dentro dos vários níveis de obesidade. Estudos revelam que a pré-obesidade tem uma incidência de 35,2%, a obesidade grau I de 11,8% e a obesidade grau II afecta 1,8% da população. OMS (Organização mundial de Saúde).
Uma alimentação correta é um dos maiores fatores que maior influência tem na sua saúde e bem estar. E á medida que a idade avança, mais importância se vai tornando.
OMS – Obesidad y sobrepeso, Maio de 2012
Segundo a OMS, a obesidade, desde 1980, duplicou em todo o mundo.
“Em 2008, 1,4 biliões de adultos (20 ou mais anos) estavam acima do peso. Entre este grupo, mais de 200 milhões de homens e quase 300 milhões de mulheres eram obesos. Em 2010, cerca de 40 milhões de crianças, menores de cinco anos, estavam acima do peso. A obesidade pode ser prevenida. O sobrepeso e a obesidade são definidos como um acumulo anormal ou excessivo de gordura que pode ser prejudicial á saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é um indicador simples da relação entre peso e altura, que é comumente usado para identificar sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é calculado dividindo o peso da pessoa em quilos pela sua altura (em metros) ao quadrado. Segundo a OMS um IMC igual ou superior a 25 determina sobrepeso. E um IMC igual ou superior a 30 determina obesidade.”
“Segundo a OMS, a causa fundamental do sobrepeso e da obesidade é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e gastas. Atualmente verifica-se a nível mundial um aumento da ingestão de alimentos