Alimentação - Lacticinios
O leite de vaca é um dos principais componentes utilizados para preparar muitos pratos. Tais como: bebidas lácteas, queijo, manteiga, iogurte e diversos outros.
Os lacticínios, são propriedades químicas encontradas no leite, que possui grande quantidade de cálcio e ferro, proteínas de fácil digestão e gordura também, que é útili para as redes celulares e os vasos sanguíneos.
É uma propriedade muito benéfica para o nosso corpo e indispensável, pois necessitamos dos mesmos para o funcionamento correto do nosso organismo.
Propriedades úteis do leite:
O teor de cálcio e fósforo do leite é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas. Além disso, o teor de vitamina D facilita a absorção e fixação do cálcio. O leite contém triptofano, um animoácido que estimula a produção de seretonina, um neurotransmissor com efeitos calmantes. É este o motivo pelo qual se aconselha o consumo de leite antes de se deitar para induzir o sono. O conteúdo de vitaminas do complexo B é importante para diversos processos metabólicos. Além disso, a vitamina B12 é benéfica para a saúde cardiovascular. O leite meio-gordo tem a composição nutricional mais equilibrada para a população em geral. Pessoas com preocupação de ingestão energética ou de gordura podem optar pelo leite magro, enquanto as crianças poderão optar pelo leite gordo se assim for aconselhado. O consumo de leite pode ser desaconselhado nalgumas condições de saúde, como a intolerância à lactose e a alergia às proteínas do leite.
O que o excesso pode causar...
Prestar atenção aos sintomas após ingeri-lo ou seus derivados. Isso acontece por que o organismo não consegue digerir a lactose ou porque é alérgico a alguma das proteínas do alimento. A pessoa pode ter náuseas,