Alimentação de combustível.
A tubulação do tanque para o carburador é feita de borracha, por este material apresentar uma boa maleabilidade o que ajuda para poder fazer curvas na mangueira e também por não enferrujar.
O tanque envia gasolina para o funcionamento do motor através da força de gravidade, ele foi posicionado numa parte mais alta do baja para que o combustível descesse até o carburador sem a necessidade de uma bomba de sucção.
Figura 01: Caída do tanque para o carburador.
Na imagem acima, podemos entender melhor como é o funcionamento do envio do combustível para o carburador. Como mostrado, a seta 01 indica a caída da mangueira vindo do tanque, a seta 02 indica o caminho que o combustível faz até a torneira de controle do fluxo e a seta 03 indica o caminho até o carburador.
CONTROLE DE FLUXO DE COMBUSTÍVEL
Para controlar o fluxo do combustível, no sistema que leva a alimentação para o carburador, existe uma torneira de controle de fluxo de combustível. Esta torneira tem duas posições de funcionamento: a primeira é FECHADO que não permite a passagem de combustível para o carburador e deve ser usada quando o baja estiver com o motor desligado. Esse procedimento pode evitar o afogamento.
A segunda posição é de ABERTO. Nesta posição, o combustível desce, naturalmente, e alimenta o carburador na quantidade necessária para o funcionamento do motor até atingir o consumo total do tanque.
Figura 02: A imagem acima ilustra a torneira do tanque e suas respectivas posições.
ALIMENTAÇÃO PARA O CARBURADOR
Como mostrado anteriormente, após passar pela torneira de controle de fluxo, finalmente o combustível chega ao carburado para que possa ser efetuada sua mistura com ar e gerar a queima para que o baja possa entrar em movimento.
Figura 03: Mangueira de combustível e carburador
Na figura acima, podemos ver