Alimenta o saud vel para as m es lactantes
TAIOBEIRAS NOVEMBRO 2014
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Alimentação saudável para as mães lactantes
Enfermeira: Josy
Vanderlene, Terezinha, Gislane, Sema
TAIOBEIRAS NOVEMBRO 2014
Alimentação saudável para as mães lactantes
Alimentação saudável para as mães lactantes
Alimentação saudável e suficiente – sim, naturalmente. Período de amamentação e dieta não combinam. O antigo ditado de "comer por dois", está, porém, ultrapassado. As mulheres lactantes precisam de aproximadamente apenas 250 a no máximo 500 calorias mais do que as não lactantes: um bom sanduíche de queijo já é suficiente.
O que também faz bem:
Cálcio: em legumes verdes, gergelim preto (tem oito vezes mais cálcio do que leite, o ideal é ingerir duas colheres de sopa por dia), produtos de soja, tofu, figos ou tâmaras.
Iodo: em peixes de água salgada e sal de cozinha iodado.
Proteína: em ovos, carnes e cereais. Leguminosas e laticínios também contêm proteínas, mas que devem ser evitados em caso de flatulência.
Gordura: sim, mas apenas de alta qualidade, por exemplo em óleos prensados a frio.
Frutas e legumes: bons também crus. Frutas cítricas, kiwis, morangos, tomates, pimentões e alguns sucos não são, porém, indicados para bebês, porque causam dor na evacuação.
Lanches: pequenas refeições intermediárias dão energia, como queijos, iogurte, pão integral, granola e salada.
Líquido: muito importante! Reduza, porém, o café (no máximo uma xícara por dia, de preferência logo após amamentar, para que o corpo possa digerir). Elimine completamente o álcool. Restrição para chás: sálvia e menta podem reduzir a quantidade de leite.
"Turbos de leite": alimentos que estimulam a produção de leite, como compota de damascos, sopa de carne bovina ou aves com ovo, sementes de abóbora com mel.
É fácil observar do que alguns bebês não gostam pela flatulência, dor ou pelo sabor. Os alimentos "suspeitos" são repolho, cebola, alho, frutas cítricas, mas também