ALIMENTA O DA CRIAN A EM IDADE ESCOLAR
A criança nesta idade é um grande desafio para a educação nutricional, para atingir uma educação adequada é importante levar em consideração fatores muito importantes que interferem diretamente nas preferências da criança, como por exemplo, o envolvimento dos pais, o costume de lanches escolares, a exposição da mídia, entre outros.
Nesta idade a criança fica dividida entre a escola e o lar, os costumes dessa nova geração que trocou as brincadeiras de rua pelos programas de televisão, vídeo games e computadores associado à substituição das refeições por lanches rápidos têm criado uma geração de jovens obesos e com vários problemas de saúde. Agora a criança já está menos vulnerável, mas as exigências nutricionais continuam altas e como a criança já possui suas preferências alimentares, agora mais do que antes ela precisa ser orientada em relação a alimentação saudável.
O aparelho digestório já está desenvolvido e apresenta características semelhantes ao dos adultos, podendo consumir as preparações culinárias preparadas para toda a família. É muito importante que as preparações culinárias sejam simples e nutritivas, mantendo todos os grupos da pirâmide alimentar, e agora a criança já não apresenta mais inapetência como na fase anterior.
Recomendações em 10 pontos-chave!
1. Começar sempre o dia com um pequeno-almoço equilibrado e saudável;
2. Fazer cerca de 5 a 6 refeições por dia;
3. Não fazer intervalos entre as refeições superiores a 3h30;
4. Comer pelo menos 3 peças de fruta por dia;
5. Iniciar sempre o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes e/ou hortaliças;
6. Mastigar os alimentos devagar e num ambiente calmo;
7. Evitar o consumo de produtos açucarados e com muita gordura como bolos, doces, rebuçados e gomas, chocolates, batatas fritas, pizzas, cachorros e refrigerantes;
8. Utilizar uma baixa quantidade de sal nas confecções culinárias e privilegiar o uso de ervas aromáticas e especiarias