alienista
Em Itaguaí morava Simão Bacamarte, um grande estudioso de medicina, o maior médico do Brasil. Casou-se com Dona Evarista que não tinha nenhum atributo de beleza, mas tinha todas as chances de dar a Dr. Simão filhos robustos e inteligentes. No entanto não aconteceu. Ele então se dedicou ao estudo da medicina e dentro dela se interessou pela neurologia.
Então Dr. Bacamarte, fundou a Casa Verde, um asilo para loucos, e começou a estudá-los. D. Evarista, sua mulher, sentiu-se desprezada, o alienista, permitiu que ela viajasse ao Rio de Janeiro.Depois de inúmeros estudos, formulou uma tese, começou então a recolher á Casa Verde pessoas de todos os tipos e modos para verificar sua idéia, o que causou grande terror em Itaguaí.
Os itaguaienses, liderados pelo barbeiro Porfírio, saíram a rua em protesto, pedindo a demolição da Casa Verde, com o apoio da Força Publica da cidade, assumiram o governo.No dia seguinte, Porfírio foi à casa do Sr, Bacamarte e pediu-lhe que libertasse alguns dementes para mostrar alguma tolerância e benignidade.A Casa Verde estava cada vez mais povoada Dr. Bacamarte internou até a esposa.
Numa atitude surpreendente, Dr. Bacamarte libertou a todos, e prendeu todos que gozavam da liberdade em Itaguai.A cidade normalizou-se, só eram internados na Casa Verde os pacientes que passassem pelos mais diversos exames.
Após seis meses de ensaios por meios terapêuticos, a Casa Verde esvaziou-se. Mesmo cumprido o seu dever, Dr. Bacamarte, o alienista, não estava satisfeito. Internou-se para estudar a si mesmo, morreu dezessete meses depois no mesmo estado em que havia entrado. Foi enterrado com muita pompa e solenidade.