Alienação politica
EM EQUIPES DE QUATRO INTEGRANTES, IDENTIFIQUEM AS PRINCIPAIS IDEIAS DOS TOPICOS DO TEXTO, CITANDO UM EXEMPLO EM CADA TOPICO DE UMA SITUAÇÃO DA POLITICA BRASILEIRA. ENTREGUE SEGUNDA FEIRA EM MÃOS DO PROFESSOR.
___________________________________________________________________________________________________
ALIENAÇÃO POLÍTICA (SIMON SCHWARTZMAN) – ESCRITO EM 1961
"No momento em que acaba de conquistar o mundo e inicia a conquista do universo, o homem (individual) mesmo é supérfluo. Só contam as massas fervilhantes, gigantescas. Então porque pensar, porque refletir, agir ou reagir? Cada homem sendo substituível, e além do mais inútil, busquemos o homem insubstituível e necessário, e deixemos a ele a tarefa de pensar e agir em nosso lugar". (H. Lefèbvre, La Somme et le Reste).
1. A ALIENAÇÃO E SEUS SINTOMAS
Alienação Política - incapacidade de um povo em se orientar politicamente conforme seus próprios interesses. Crença na operosidade de instrumentos inoperantes, de um lado; desinteresse total pelos fatos políticos, de outro. E, em sua forma mais grave - recusa em decidir o próprio destino, de raciocinar, de traçar seu próprio projeto; criação do mito do Chefe, do Messias, do Pai, do Salvador da Pátria. Compreender o significado destes fenômenos, ver neles o sentido que possam ter, tal é a grande tarefa de quem se preocupa com o problema politico do Brasil de hoje.
Ninguém duvida, hoje em dia, que as decisões políticas do eleitorado brasileiro são quase imprevisíveis a longo prazo, influenciadas por uma série de fatores onde o que menos conta é a efetiva identificação entre os eleitos e as massas, e o que mais vale são os recursos de propaganda, do dinheiro e da capacidade demagógica dos lideres políticos. Um exemplo é a forma de liderança do atual Presidente. Independentemente da opinião que dele façamos, não podemos ignorar a feição personalista e mesmo demagógica de sua ação pública; são seus próprios admiradores