alguns fatos da economia que influenciaram a política
O cenário econômico passou por profundas transformações no Brasil e no mundo após os ataques terroristas do 11 de Setembro nos EUA. Esse episódio e suas consequências, como as medidas tomadas em todo o mundo para evitar uma rápida desaceleração da economia e o início de duas guerras, com as invasões do Iraque e do Afeganistão, alteraram a ordem econômica mundial.
O avanço dos emergentes e a criação do G20, com o Brasil e China tendo mais participação ativa na tomada de decisões importantes para a economia mundial, a disparada na cotação dos preços do petróleo até a crise financeira de 2008, e as profundas oscilações nos países da zona do Euro, incluindo as crises de endividamento na Grécia, Irlanda, Portugal, Itália e Espanha, estão entre os fatos que marcaram esse período turbulento.
Relembre os principais momentos:
Avião da United Airlines bate contra a torre sul do World Trade Center (11/9/2001)
2001 – Ataques do 11 de Setembro abalam a economia mundial: o PIB americano esfria, o consumo e a produção despencam, e o desemprego dispara; Europa, Ásia e países emergentes, como o Brasil, também crescem menos que o esperado.
O euro, moeda única da União Europeia, começou a circular em 12 países do bloco econômico
2002 – Em 1º de janeiro, o Euro começa a circular em 12 países da União Europeia. No ano em que o dólar chega a R$ 4, o real atravessa seu teste mais rigoroso com as dúvidas dos investidores em relação ao presidente que sucederia a Fernando Henrique Cardoso; a Argentina acaba com dez anos de paridade entre o dólar e o peso; descobertas fraudes em grandes empresas americanas, como a Enron e Arthur Andersen; cenário turbulento para as empresas do setor aéreo.
Invasão do Iraque por tropas americanas: conflito teve reflexos no mercado internacional de petróleo
2003 – Em março, os EUA iniciam novo conflito com o Iraque, com reflexos no mercado internacional de petróleo;