Alguns dados fabricação
FABRICAÇÃO DE UM VIRABREQUIM: FUNDIÇÃO X
FORJAMENTO.
Virabrequim é na realidade uma peça que pode ser construída através do forjamento ou fundição e depois usinada.
O eixo virabrequim tem a função de transformar o movimento alternativo de sobe e desce dos pistões em movimento de rotação, que é imprescindível para o funcionamento de qualquer maquina seja um gerador, uma bomba ou um automóvel. O virabrequim é um dos componentes de grande importância num motor automotivo, cuja função é a transformação do movimento linear alternado dos pistões em movimento rotativo.
Os eixos dos modelos da VW (fusquinha) eram de aço forjado, enquanto os demais fabricantes (Willys, Ford, GM) já usavam virabrequim em aço fundido. Quanto à resistência o aço forjado é mais resistente e se deforma menos quando submetido a grandes esforços, e exatamente por isso é que motores de alto desempenho têm virabrequim em aço forjado.
Fundição e Forjamento
A maioria dos componentes de aço tem seu início como fundido: o metal passa por fusão, vazamento em um molde e solidificação. No caso do processo de Fundição, devido ao fato do molde ter a forma próxima à forma final da peça, o que resta a fazer são algumas operações de acabamento. No caso dos Forjados a primeira forma é um lingote. Lingotes normalmente são de grandes dimensões com seções retangulares e bastante pesadas. Estes lingotes, ou placas ou tarugos são forjados no perfil e depois exige muita usinagem requerida até sua configuração final.
Fundidos:
Os virabrequins fundidos, quando se funde o "blank" que será posteriormente usinado usa-se um molde que pode ser de areia de fundição ou outro material refratário. Esse molde é composto de duas peças que se encaixam perfeitamente, tendo internamente o volume e o formato da peça que depois será usinada. Esse molde possui uma entrada por onde entrará o material líquido que após se solidificar, é aberto para a retirada da peça no caso de ser um