Alguns conceitos de Psicologia Cognitiva
UNIP - SÃO PAULO
2013
Exercício realizado visando a definição de alguns conceitos a respeito da Psicologia Cognitiva
Concepção da linguagem:
A linguagem era usada como uma maneira determinante para a ciência na modernidade. Buscavam que, através da linguagem, um cientista pudesse descrever com exatidão um determinado objeto do mundo, ou seja, descrever a coisa em si. A relação entre a descrição e a realidade do objeto deveria ser exata. Para tal, o sujeito deveria ter sua própria subjetividade reduzida, através de um método que tiraria do sujeito tudo o que o pudesse torná-lo suspeito, já que a linguagem é algo que pode ser controlada pelo sujeito. Era feita uma separação do sujeito e do objeto a ser conhecido, como se fosse possível afastar o sujeito deste, livrá-lo de sua subjetividade. A linguagem, para a ciência, era o método de tornar algo legítimo, onde esse sujeito era quem ditaria uma realidade absoluta, única e universal.
Emoções críticas:
Emoções críticas são as emoções desagradáveis que um sujeito sente. Essas emoções causam sofrimento para o sujeito, mas também podem dar valiosas informações a seu respeito. Através dela é possível ver com o sujeito constrói sua percepção de realidade. Por causa dessas informações é importante que o terapeuta não tente livrar o sujeito dessa emoção desagradável, mas sim usá-la a favor da terapia, com o objetivo de obter informações com esse sentimento.
Paradigma da simplificação:
Com a ciência moderna, o conhecimento, a visão de mundo, ganharam uma nova relação. O mundo passou a ser visto possível de ser regido por uma única ordem. Acreditavam poder desenvolver um conhecimento que fosse universal. Essa nova realidade era fundamentada por regularidades, as quais eram regidas por leis matemáticas. Para conseguir tal coisa, as exceções e singularidades não poderiam existir. É onde o paradigma da simplificação entra. Era preciso reduzir a complexidade dos fatos, dos