alguns conceitos basicos
Nível secundário do sistema de ensino Moçambicano
Alguns conceitos básicos de economia
1. Introdução
O presente trabalho tem como objecto de estudo alguns conceitos de Moeda, Bancos e Inflação desde seus tipos, características e suas importâncias. O mesmo é da autoria de um dos participantes num seminário que visava capacitar jovens em matérias de economia.
1.1. Objetivos
1.1.1. Objectivo geral
Estudar os conceitos: moeda, bancos e inflação.
1.1.2. Objetivos específicos
Identificar suas definições;
Estabelecer os seus tipos e;
Sua importância.
2. Metodologia
Segundo Gil (1999) a pesquisa é um processo formal e sistemático de desenvolvimento de método científico. O objectivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Dado a natureza do tema “moeda, bancos e inflação” a pesquisa aplicada teve uma abordagem quantitativa exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos que foram utilizados foi a pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base nas informações existentes em livros e periódicos eletrônicos.
3. Revisão de literatura
3.1. Moeda
É todo o meio que serve para facilitar as trocas. A existência da moeda está estreitamente as ligada às trocas e, pode ver se a moeda como um lubrificante do sistema geral de trocas.
3.1.1. Evolução histórica
Na antiguidade, as mercadorias produzidas numa comunidade serviam como meio de pagamento para suas transacções comerciais. Destacam se sempre uma entre as demais. Como moedas, já circulavam peles, fumo, óleo de oliva, sal, mandíbulas de porco, conchas, gado e ate crânios humanos. O ouro e a prata ganharam rapidamente preferência devido a beleza, durabilidade, raridade e imunidade a corrosão.
Os primeiros registos do uso de moedas metálicas datam do século VII a. C., o papel-moeda (as notas) surge no século IX na China. A Suécia e o primeiro pais europeu a