Alguns conceitos básicos do SN
Sinapse nervosa --> potencial de repouso para potencial de ação (despolarização).
Neurotransmissores --> liberados das vesículas sinápticas, se difundem para se ligar aos receptores na célula pós-sinaptica, podendo despolarizá-la ou hiperpolarizá-la (neste último caso, estabilizando-a).
Neuróglia --> oligodendrócitos (bainha de mielina do SNC), astrócitos (barreira hematoencefálica) e micróglia (função fagocítica que responde a lesões locais).
SNA --> componentes presentes tanto na parte central como na periférica;inerva músculos lisos, músculo cardíaco e glândulas secretórias. Dividido em simpático e parassimpático.
Interneurônios = neurônios de associação = neurônios de retransmissão = neurônios internunciais.
Núcleo --> conjunto de corpos celulares de neurônios com conexões anatômicas e funções similares (que inervam um grupo de músculos relacionados, por ex.).
Vias ou tratos --> Trajeto seguido por prolongamentos nervosos com conexões e funções comuns.
Em algumas partes, a dura-mater está fundida ao periósteo, como na base interna do crânio. Duas grandes pregas de dura-mater se projetam da cavidade do crânio, dividindo tal cavidade incompletamente em compartimentos. A foice do cérebro, situada no plano sagital, está entre os 2 hemisférios cerebrais e sua margem livre se localiza acima do corpo caloso. O tentório do cerebelo está orientado horizontalmente, situando-se abaixo dos lobos occipitais e acima do cerebelo.
Pode-se considerar que a dura-mater tem duas lâminas fundidas, exceto em certos locais que elas se separam para formar espaços: os seios venosos da dura-mater, que servem como canais para drenagem venosa do encéfalo (ex: seio sagital superior).
As raízes posteriores dos nervos espinais conduzem fibras nervosas aferentes, as quais os corpos celulares estão lozalizados nos gânglios sensitivos dos nervos espinais. As raízes anteriores transportam fibras nervosas eferentes com corpos celulares situados na