Algumas respostas das questões do filme "escritores da liberdade"
1. Latinos, asiáticos, brancos e negros.
2. Foi uma atitude preconceituosa e discriminatória dela, porque a chefe de departamento acreditava que os alunos da professora Erin eram pessoas de má índole por pertencerem a gangues, e que eles não teriam a capacidade de desenvolverem seus talentos e aptidões. Por essa razão, ela e os demais professores pensavam ser uma perda de tempo e prejuízo para a escola, investir no processo do ensino e da aprendizagem daqueles estudantes. Já a professora Erin demonstrou compaixão para com os alunos, tratando eles com o devido respeito e dando o valor que todo ser humano merece, ela com muito esforço e dedicação conseguiu mudar a vida daqueles jovens, levando a eles perspectivas de vida que jamais pensariam em ter.
3. O programa de integração visava dar uma assistência educacional, por parte do governo dos Estados Unidos, aos jovens das classes sociais mais pobres, considerados como um risco à segurança pública. Se esses jovens não freqüentassem a escola, eles eram presos. Desse modo, as salas de aulas foram ocupadas por inúmeras gangues. O problema era que os professores não estavam preparados para lidar com essa realidade escolar.
6. Uma simples brincadeira onde ela conseguiu fazer com que aqueles jovens de gangues rivais se conhecessem e parassem para refletir sobre o seu mundo, que todos são iguais independentes de raça e classe social e nas brigas entre eles só lhes restava à dor da perda de ambos os lados. Fazendo assim com que os alunos percebessem o que eles têm em comum, que não só por serem de etnias diferentes não significa que não passassem pelo mesmo problema.
13. Porque seus superiores não valorizam nem dão o devido valor aos alunos que vinheram através do sistema de integração voluntária, eles vêem esses alunos como problemas pra escolas que estão ali só para passar o dia. Os superiores da professora Erin dão a desculpa que esses alunos não sabem manusear os