Algumas op es para se reduzir o consumo de sal
O consumo excessivo de sal é um problema muito comum e preocupante na população brasileira. Os riscos desse excesso estão relacionados a hipertensão, doenças cardíacas, problemas renais e câncer. De acordo com o IBGE, o consumo médio da população é de 12g/dia. Entretanto, a recomendação de consumo de acordo com o Ministério da Saúde é de 5g de sal/dia (1 colher de chá) ou 2g de sódio por dia. Isso significa que os brasileiros consomem mais que o dobro do recomendado. Ainda, é sabido que aproximadamente 70% do sódio é consumido a partir de alimentos industrializados. Para tentar amenizar o problema, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Indústrias de Alimentação com metas para redução de sódio em alimentos processados.
Cabe a cada um de nós tentar buscar alternativas mais saudáveis e que nos possibilitem reduzir a nossa ingestão de sal ou sódio, para evitar as consequências sobre a nossa saúde. Para os que procuram melhorar os hábitos alimentares, é importante destacar que as papilas gustativas se adaptam facilmente aos alimentos salgados, dessa forma pode levar até 3 meses para se acostumar com uma dieta com teor menor de sal.
Seguem algumas dicas:
Controle o sal ao cozinhar! De maneira geral, é recomendado acrescentar no máximo 2g/dia de sal na comida;
Evite usar temperos prontos e caldos concentrados industrializados, pois eles contém sódio em altas concentrações;
Retire o saleiro da mesa;
Tempere as saladas com vinagre, azeite, limão e ervas;
Atenção aos rótulos, evite produtos com quantidade de sódio superior a 400mg em 100g ou 100ml do alimento ou o equivalente a 7% do valor diário de referência (VD) na porção;
Os alimentos de origem animal, como queijos, leites e carnes, também são fontes de sódio, porém em menor quantidade.
Substitua o sal por temperos e ervas frescas ou secas (como alho, cebola e salsa);
Substitua o sal por opções com menores