algumas coisas
PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO
Semestre IV – Noturno
Fichamento do capítulo “Comportamentismo” do livro Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos – Aplicações a Prática Pedagógica - Iris Barbosa Goulart
Comportamentismo
O cenário: do surgimento da Psicologia Cientifica à estruturação do sistema behaviorista
Principais Ideias:
1 - O percurso histórico: da refutação do cartesianismo à psicologia fisiológica
Psicologia do sec. XIX derivou-se de dois grandes movimentos: a critica ao racionalismo cartesiano e o surgimento da teoria positivista da ciência;
Do Discurso do Método de Descartes - este duvida-se da própria existência
Descartes pretendia tratar dedutivamente do dualismo do corpo e mente, sem sucesso, pois a anatomia e fisiologia eram nascentes. A experiência imediata estava contida nas mentes. A idéia de Deus estava ligada ao racional, assim Descartes era considerado inatista.
Oposições a Descartes partiram de Pierre Gassendi, em seguida Tomas Hobbes, John Locky, David Hume e George Berkeley também se opuseram, estes afirmavam que o conhecimento vem da experiência. Dava-se início ao empirismo inglês.
O Sec. XIX criou a Psicologia Fisiológica – unia-se os dados da clinica, do laboratório e da mesa de dissecação. Localizar a função para explicar as faculdades psicológicas.
Separação anatômicas entre funções sensoriais e motoras na medula espinhal estabelece as bases para a reflexologia psicológica. Broca descobre o centro da fala.
Em 1879 a criação do laboratório de Wundt admitiu o nascimento da Psicologia Fisiológica. A Psicologia não pretendia dedica-se ao conhecimento abstrato e reflexivo, rompendo assim com a Filosofia e busca a Psicologia Cientifica. Esta apoia-se nas ciências físicas, biológicas ou psicoquímicas.
2. O clima positivista
A Psicologia Cientifica surge num momento em que se banha pelo positivismo comtiano.
O positivismo ganha força com a publicação da Origem das espécies de Darvim,