algoritmos
A promoção de debates coletivos e audiências públicas sobre a política da pessoa com deficiência, discutindo a sua operacionalização, orçamento público, ações de parcerias, legitimação de conselhos de defesa, possibilitam avanços necessários para a melhoria de condição de vida deste segmento.
Estes avanços serão possíveis se a sociedade estiver preparada ou sendo preparada para estas modificações que garantam os direitos iguais e a eliminação de discriminação, proporcionando melhor qualidade de vida não apenas para as pessoas com deficiência, mas também para os que prestam auxílio ou atendimento a elas.
Titulo: A Pessoa Idosa e o Processo de Envelhecimento
A questão do envelhecimento da população brasileira apresenta diversas dimensões, influencia o consumo, a transferência de capital e propriedades, a arrecadação de impostos e pagamentos de pensões, altera o mercado de trabalho, amplia os gastos com a saúde e assistência médica e modifica a composição e organização da família.
Porém é preciso compreender que o envelhecimento é um processo normal, inevitável e irreversível, portanto, não deve ser tratado apenas com soluções médicas, mas sim através de intervenções sociais, econômicas e ambientais.
Verifica-se que a política pública de atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento sócio-econômico e cultural, bem como com a ação reivindicatória dos movimentos sociais.
A Constituição Federal (BRASIL, 1988) representa um marco importante na trajetória de lutas pelos direitos da pessoa idosa, foi esta que introduziu em suas disposições gerais o conceito de Seguridade Social, fazendo com que a rede de proteção social alterasse o seu enfoque estritamente assistencialista, passando a ter uma conotação ampliada de cidadania.
DEMOGRAFIA
Após os 60 anos de idade no Brasil, a