Algoritmos
Como no item 1 ".... um algoritmo é de forma geral, uma descrição passo a passo de como um problema pode ser solucionado. A descrição deve ser finita, e os passos devem ser bem definidos sem ambiguidades" [Terada] . A razão da existência do algoritmo vem da dissonância entre um estado desejado e aquele observado na realidade.
Algoritmo não é a solução de um problema, mas é o meio de obtê- la. A resolução de um problema envolve vários parâmetros que devem ser organizados através de alguma técnica formal.
As técnicas de desenvolvimento estruturado de algoritmos, tem o objetivo de:
· Facilitar o desenvolvimento de algoritmos;
· Facilitar o seu entendimento pelos operadores;
· Antecipar a correção;
· Facilitar manutenção e modificações;
· Permitir qu e o desenvolvimento seja feita por uma equipe de pessoas.
Uma técnica formal afasta a possibilidade de uma ambiguidade. Ou seja, a partir de dadas condições iniciais a execução do algoritmo será realizada por um mesmo "caminho" (sequência de ações), que d eve resultar num mesmo estado final. Uma destas técnicas é o portugol.
1.3. PORTUGOL
Portugol é uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. Devem ser considerados a sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado). Em portugol a sintaxe é definida pela linguagem e a semântica depende do significado que quer se dar ao algoritmo.
No portugol e nas linguagens de programação, basicamente têm - se comandos e variáveis que operacionalizam a execução de um algoritmo. Estes comandos são executados sequencialmente, de forma que um comando só será executado após a finalização do comando anterior.
A estrutura de um algoritmo em portugol pode ser dada como:
Exemplo:
início
Fim
1.4. Variáveis
1.4.1. Declaração de Variáveis
Uma variável é um local (área na memória do computador) que armazena um tipo