Algoritmos
Algoritmos: Introdução
Introdução
Introdução
O computador apresenta duas partes diferentes que trabalham juntas: o hardware composto pelas partes físicas e o software composto pelos programas.
Para escrever (criar, desenvolver) um software para realizar um determinado tipo de processamento de dados, devemos escrever um programa ou vários programas interligados. No entanto, para que o computador compreenda e execute esse programa, devemos escrevê-lo usando uma linguagem que tanto o computador quanto o desenvolvedor de software entendam. Essa linguagem é chamada de linguagem de programação. Introdução
As etapas para o desenvolvimento de um programa são:
• análise — nessa etapa estuda-se o enunciado do problema para definir os dados de entrada, o processamento e os dados de saída;
• algoritmo — onde ferramentas do tipo descrição narrativa, fluxograma ou português estruturado são utilizadas para descrever o problema com suas soluções; • codificação — onde o algoritmo é transformado em códigos da linguagem de programação escolhida para se trabalhar.
Algoritmos - Definições
“Algoritmo é uma seqüência de passos que visa atingir um objetivo bem definido” (FORBELLONE, 1999).
“Algoritmo é a descrição de uma seqüência de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa” (ASCENCIO, 1999).
“Algoritmo é uma seqüência finita de instruções ou operações cuja execução, em tempo finito, resolve um problema computacional, qualquer que seja sua instância” (SALVETTI, 1999).
“Algoritmo são regras formais para a obtenção de um resultado ou da solução de um problema, englobando fórmulas de expressões aritméticas” (MANZANO, 1997).
“Ação é um acontecimento que, a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produz um estado final previsível e bemdefinido. Portanto, um algoritmo é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações” (FARRER, 1999).
Exemplos de