Algoritmos Introdu O
2014
Objetivo
Conhecer fundamentos sobre algoritmos
2
Introdução
Introdução a Algoritmo
Formas de Representação de Algoritmo
Tipo de Dados
3
Algoritmo
Para resolver um problema em um computador, de modo semelhante
ao que fazemos para resolver um problema do nosso cotidiano, devemos encontrar uma maneira de descrever esse problema de uma forma clara e precisa, através de uma sequência de passos a serem seguidos até que se atinja a solução procurada (CRUZ; KNOPMAN,
2001).
Vimos que essa estruturação deve seguir uma determinada lógica para se atingir um objetivo. A lógica aplicada à programação de computadores, dessa forma, também deve buscar a melhor sequência de ações para se resolver um problema. A essa sequência de ações damos o nome de algoritmo.
4
Algoritmo
Um algoritmo é um conjunto finito de regras que
fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico. É algo como uma receita, ou uma rotina. 5
Algoritmo
Observando a receita de bolo, podemos contemplar as cinco características que são inerentes aos algoritmos (CRUZ; KNOPMAN, 2001):
1. Finitude – um algoritmo sempre deve terminar após um número finito de passos. Veja que o algoritmo do nosso exemplo encerra no momento em que o bolo está pronto para ser saboreado.
2. Definição – cada passo do algoritmo deve ser bem definido e sem ambiguidades, ou seja, não deve dar margem para uma interpretação dupla.
3. Entradas – um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, que são as informações que devem ser fornecidas antes do algoritmo ser iniciado (no caso da receita de bolo, as entradas são os ingredientes, ou seja, o açúcar, os ovos, etc.). 6
Algoritmo
4.
5.
Saídas – um algoritmo deve ter uma ou mais saídas. O número de saídas tem uma relação específica com as entradas. Mais uma vez, observando a nossa receita, vemos que os ingredientes (entradas) são misturados dentro da sequência de passos, gerando uma única saída (o bolo).
Efetividade – todo