Algoritmo Genéticos
Um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino no início de cada período letivo é a alocação de horários e salas de aula. Executar tal tarefa manualmente se torna difícil devido ao número de possibilidades e restrições. As instituições de ensino podem passar vários dias em busca de uma solução viável que atenda a todos os requisitos e restrições. Esse tipo de problema é conhecido como Timetabling, que pode ser definido como: um arranjo dentro de padrões de tempo ou espaço, no qual algumas metas são atendidas ou praticamente atendidas e restrições devem ser satisfeitas ou praticamente satisfeitas (Wren, 1996). O objetivo deste trabalho é construir uma solução computacional capaz de gerar automaticamente a grade de horários da Escola Estadual Professor Francisco Tibúrcio, utilizando os conceitos de algoritmos evolucionários.
2. MOTIVAÇÕES
A motivação deste trabalho surgiu a partir do conhecimento do processo de elaboração de quadro de horários da Escola Estadual Professor Francisco Tibúrcio. O qual é gerado manualmente, o que acarreta em diversos desafios devido ao grande número de soluções possíveis e as restrições a serem consideradas.
Existem algumas ferramentas para a resolução do problema num âmbito geral. Porém, tais ferramentas não oferecem flexibilidade para solucionar o problema específico de cada instituições — pode-se existir restrições e necessidades distintas entre instituições.
Levando em consideração a situação atual da escola em estudo, e as ferramentas disponíveis, nos foi apresentada uma sugestão pelo nosso orientador Professor Dr. Marcus Henrique Soares Mendes que consiste em elaborar um algoritmo utilizando os conceitos da computação evolutiva (Algoritmos Genéticos).
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL Elaborar um sistema de alocação de horários de aula para a Escola Estatual Professor Francisco Tibúrcio usando algoritmos genéticos.
3.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Apresentar um modelo