Algoritmos Geneticos
Introdução
Em meados da década de 70, John H. Holland propõem a técnica de algoritmo genético (AG), inspirada nas teorias Darwinianas. Deste estudo surge a publicação “Adaptation in Natural and Artificial Systems”. Algoritmos Geneticos são considerados métodos robustos, utilizados basicamente para resolver problemas em pesquisa numéricas, otimização de funções e aprendizagem de máquina, dentre outras áreas. Esses algoritmos simulam processos naturais de sobrevivência e reprodução das populações, essenciais em sua evolução. Na natureza, indivíduos de uma mesma população competem entre si, buscando principalmente a sobrevivência, seja através da busca de recursos como alimento, ou visando a reprodução. Os indivíduos mais aptos terão um maior número de descendentes, ao contrário dos indivíduos menis aptos.
Algoritmo genético e a biologia
A primeira teoria sobre evolução das espécies foi proposta em 1809, pelo naturalista frances Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Lamarck. Para Lamarck as características que um animal adquire durante sua vida podem ser transmitidas hereditariamente, este estudo ficou conhecido pela ciência como a “Lei do uso e desuso”.
Charles Darwin vem debater a teoria de Lamarck, de forma científica explicar como as especies evoluem. A seleção natural é um processo de evolução, geralmente aceito pela comunidade científica como a melhor explicação para a adaptação. O meio ambiente seleciona os seres mais aptos, em geral, só estes conseguem reproduzi-se e os menos adaptados são eliminadados ou pelo menos reduzidos em um primeiro momento a uma minoria. Assim, só as diferenças que facilitam a sobrevivência são transmitidos a geração seguinte. Segundo o neo-darwinismo, os preceitos básicos do processo de evolução das espécies seriam:
Indivíduos de mesma ou diferentes espécies disputam continuamente por limitados recursos presentes no meio ambiente; dentre os vários concorrentes presentes em um