Texto Científico
O sistema educacional, tanto nos países desenvolvidos, como dos países em desenvolvimento, foi afetado, de forma significativa, pela globalização, onde é possível observar uma serie de mudanças comuns a estes países. Podemos destacar mudanças na organização educacional, onde ocorreram cobranças por qualificação profissional, houve reivindicações por salários mais dignos para estes profissionais em países que estão ainda em crescimento.
Em um artigo de Mugnol (2009), ele cita outros pesquisadores, tais como, Desmond Keegan (1980) que identifica alguns elementos-chave dos processos educacionais à distância:
- distância física entre professores e alunos;
- influência de uma organização educacional;
- uso da mídia para interligar professores e alunos;
- troca de comunicação bidirecional;
- aprendizes vistos como indivíduos, ao invés de grupos de alunos.
Acréscimo à qualificação destes profissionais passou a um diferencial aquele que têm domínio de vários idiomas e de tecnologias mais modernas como, uso de computadores e notebooks.
O modelo de Educação à Distância não é novo no mercado, no entanto, está em crescente desenvolvimento devido justamente ao surgimento de novas tecnologias e necessidade de expansão de conhecimentos por profissionais, que devido à rotina da vida moderno dificulta a presença destes em salas de educação presencial.
A educação à distância surgiu da necessidade de formação e qualificação profissionais de pessoas que não tinham acesso e/ou condições de frequentar uma escola tradicional com carteiras, cadeiras e professores com horário fixos para atender os alunos como no ensino presencial (BARAÚNA et. al., 2012).
Podemos ressaltar a importância de regularização das EaD’s, pela falta de compreensão de seu papel na sociedade, onde era vista com desconfiança. Após seu avanço, aliado ao surgimento de novas tecnologias tornou-se uma necessidade de regulamentação.