Algoritimos e programação
(Versão para impressão) Engenharia de Sof tware
Engenharia de Software
Objetivo
Ementa
Modelos de ciclo de vida e de processos. Definição das fases de um processo e das atividades de apoio. Introdução a Ferramentas. Ferramentas de planejamento de projeto; de processo de software.
Objetivos
Compreender os conceitos básicos da Engenharia de Software. Identificar as atividades mínimas necessárias ao desenvolvimento de software e às atividades que apóiam o processo de desenvolvimento. Selecionar modelos de processos que melhor se adaptem às características do projeto a ser desenvolvido.
Contextualização
Hoje em dia, para qualquer lado que olhemos encontraremos lá a presença do software. Ele está tão presente em nossas vidas, que nem nos damos conta. No nosso celular, naquela televisão moderna de LCD, nos modernos carros, em centrais de energia elétrica e nuclear, na área médica, petroquímica aeronáutica, isso sem falar em uma das maiores invenções humanas contemporâneas: a Internet. Marcadamente, a partir da década de 70, a indústria de software obteve um crescimento fabuloso e, ainda hoje, continua crescendo. Com o objetivo de agregar maior qualidade e menores custos à construção de software, esta indústria foi buscar conceitos da Engenharia convencional e buscou aplicá-la ao Software. Especificação de requisitos, projeto, construção e testes, termos comuns em outras Engenharias, vêm sendo sistematicamente utilizados também na construção do Software, daí o termo Engenharia de Software. Pelo exposto, pode-se inferir, então, a Engenharia de Software como: “O uso de princípios de engenharia para a construção de software economicamente viável e que funcione eficientemente em máquinas reais.”
Conteúdo
Aula 1 – Introdução à Engenharia de Software
1.1 Engenharia de Software: uma tecnologia em camadas 1.2 Quem faz Engenharia de Software? 1.3 Membros de equipe de desenvolvimento
Aula 2 – Arcabouço de Processo
2.1 Introdução 2.2 Atividades de