Algoritimo
Disciplina: Lógica de Programação e Algoritmos Profa Adriana Sayuri Iwashita
1. Conceitos Básicos
Aula 01
O ser humano desde o inicio de sua existência tem procurado meios para solucionar seus problemas. Com a evolução da espécie, ele foi criando recursos, ferramentas e máquinas para ajudá-lo. A revolução industrial foi o estopim para que a tecnologia começasse a avançar e nos dias de hoje o computador é uma das ferramentas mais utilizadas. Na maior parte das profissões o encontramos auxiliando nas tarefas mais simples até as mais complexas.
Os problemas fazem parte de nosso cotidiano. Por exemplo, trocar a resistência de um chuveiro, definir onde almoçar, trocar o pneu do carro, etc.
Exemplo de solução:
trocar a resistência de um chuveiro:
Adquirir uma resistência nova;
Desligar a energia;
Localizar o chuveiro a ser manipulado; Abrir o chuveiro;
Retirar a resistência defeituosa;
Colocar a resistência nova;
Fechar o chuveiro;
Descartar a resistência defeituosa.
Os programas de computadores são algoritmos escritos numa linguagem de computador. Você já deve ter ouvido falar em algumas linguagens de programação, tais como Java, C, C++, (Pascal Delphi). Essas linguagens são interpretadas e executadas por uma máquina, no caso um computador.
2. Representação da Lógica
O uso da lógica é primordial na solução de problemas. Com ela é possível alcançar objetivos com eficiência e eficácia.
Para desenvolver um programa de computador é preciso ter um bom raciocino lógico e para representarmos esta lógica utilizamos as simbologias dos algoritmos. Na linguagem computacional temos três tipos de algoritmos mais utilizados, são eles: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo ou portugol.
Ninguém ensina outra pessoa a pensar, mas a desenvolver e aperfeiçoar esta técnica, com persistência e constância.
Lógica de Programação e Algoritmos
3. Conceito de Algoritmos
Ao utilizarmos a lógica para listar passos