Algoritimo
VETORES NO PLANO E NO ESPAÇO
CURSO: ______________________________________
PROFESSORA: Lourdes Borges
ALUNO:___________________________________
Unidade 1: Vetores no plano e no espaço
1 Grandeza escalar e grandeza vetorial
Na natureza encontramos dois tipos de grandezas (físicas): as grandezas escalares e aas grandezas vetoriais. Para se operar com as grandezas escalares são utilizadas as mesmas operações definidas no conjunto dos números reais. Para operar com grandezas vetoriais são necessárias outras operações e outras definições, também chamado de Cálculo Vetorial.
Grandeza Escalar: É toda grandeza que para estar bem definida é necessário caracterizar seu módulo ( quantidade) e uma unidade de medida.
Exemplos:
1) Massa: Se estamos interessados em dizer qual é a massa de um determinado corpo, basta dizer, por exemplo: um corpo com massa de 75 kg, onde 75 é o módulo da grandeza e kg (quilograma) é a unidade de medida.
2) Temperatura: Para você se informar sobre a temperatura de um determinado ambiente, basta dizer, por exemplo: a temperatura do ambiente é de 36° C, onde, 36 é o módulo da grandeza e °C a unidade de medida.
3) Comprimento, área, volume e densidade também são exemplos de grandezas escalares
Grandeza Vetorial: É toda grandeza que para estar bem definida é necessário caracterizar seu módulo e uma unidade de medida, direção e sentido.
Exemplos:
1) Força: Quando uma força é aplicada em um corpo, ela é aplicada com certa intensidade (seu módulo), numa determinada direção e num determinado sentido. Por exemplo: uma força de intensidade 20N ( newtons), na direção horizontal com sentido para direita.
2) Velocidade: A velocidade indica movimento de um corpo, assim, se um corpo possui uma velocidade diferente de zero, este corpo está se deslocando com certa velocidade, numa determinada direção e num determinado sentido. Por