Algo de Filosofia
Conceito: “Conduta abusiva”, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à dignidade ou à integridade psíquica, e que tenha por efeito excluir a posição do empregado no emprego ou deteriorar o ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho no exercício de suas funções.
Características: O assédio moral nunca se caracteriza por uma atitude única, é uma consequência de fatores e de um comportamento repetitivo.
Assédio Sexual
Conceito: O assédio sexual é uma forma de assédio mais constrangedora e mais violenta, porque sugere ou busca de fato favores sexuais de um trabalhador (geralmente as vítimas são mulheres) usando alguma forma de chantagem. A situação mais comum é o fiscal de turma, de setor, o encarregado da produção, o chefe ou o patrão ameaçar de punição ou até de demissão se o favor sexual for negado. Pode acontecer de a pessoa ser apalpada em partes íntimas, ou mesmo agarrada a força e até ser consumado o ato sexual. Nesse último caso, o assédio sexual já se torna um crime, que é o estupro, se a vítima for mulher, ou atentado violento ao pudor, se a vítima for homem. O agressor tem que ser processado criminalmente pela vítima, nesses casos.
Características: Normalmente, o Assédio Sexual se caracteriza quando uma pessoa, seja homem ou mulher, começa a querer ter atos sexuais com uma pessoa que não queira o mesmo com esta, e mesmo assim continua demonstrando e, fazendo.
Bullyng
Conceito: É a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físico e psicológicos, sempre entre alunos de um colégio ou Universidade. Características: O bullying geralmente é feito contra alguém que muitas vezes não consegue se defender e não entende os motivos daquela agressão gratuita. A vítima geralmente teme os agressores, por serem