Algebra Hindu
Considerada como um sistema para resolver problemas matemáticos que envolvam números desconhecidos, a álgebra remonta à Antigüidade. Os egípcios já lidam com este tipo de problema no século XVII a.C., mas seus enunciados mais parecem enigmas ou adivinhações do que equações matemáticas. Chineses e indianos também trabalham com equações algébricas. Os gregos e, depois, os árabes simplificam e aperfeiçoam os métodos de cálculo.
A história da matemática afirma que os Árabes deram inicio a uma ciência chamada álgebra e começaram a resolver problemas matemáticos por meio de equações. Equação é uma maneira de resolver situações nas quais surgem valores desconhecidos quando se tem uma igualdade. Por isso na língua portuguesa existe uma expressão muito usada: “o x da questão”. Ela é utilizada quando temos um problema dentro de uma determinada situação. Matematicamente, dizemos que esse x é o valor que não se conhece. Os Árabes chamavam o valor desconhecido de uma situação matemática de “coisa”. Em árabe, a palavra coisa era pronunciada como xay. Daí surge o x como tradução simplificada da palavra “coisa” em árabe.
A palavra álgebra deriva da expressão árabe al-jabr (reunir), usada no título do livro al-jabr e al-muqabala, ou A arte de reunir desconhecidos para igualar uma quantidade conhecida, escrito no século IX por al-Khwarizmi, o mesmo matemático árabe que introduz o sistema decimal e os algarismos indianos no Ocidente. Começa a ser usada na Europa para designar