Algas
Metazoário - É o animal cujo organismo se constitui de muitos tipos de células diferentes. Os cientistas classificam esses animais no sub-reino dos metazoários (metazoa). Este sub-reino compreende todos os animais, com exceção dos protozoários, pois estes são unicelulares, isto é, constituídos de uma única célula. As esponjas têm muitas células, mas diferem tanto dos demais animais multicelulares que muitos cientistas não as classificam como metazoários.
Algas verde-azuis
Algumas espécies de algas verde-azuis formam uma camada escura e escorregadia na superfície das rochas a beira de rios, lagos e mares. Outras ocorrem no solo, formando uma fina camada sobre o chão úmido. Os lagos com grande proliferação de algas têm uma cor esverdeada ou verde-azulada. Algumas espécies de algas verde-azuis são um veneno para os peixes ou para o gado e outros animais que bebam a água que contem esses organismos.
Em sua maioria, as algas verde-azuis só são visíveis ao microscópio.
Algumas espécies só têm uma célula, outras são multicelulares, com as células formando filamento. As células das algas verde-azuis não têm núcleo definido.
Além da clorofila, contem pigmentos (substâncias corantes) azuis ou vermelhos.
A combinação de pigmentos faz com que algumas algas pareçam rosadas, pardacentas ou pretas. Muitas das espécies filamentosas podem tirar nitrogênio do ar, e assim fertilizar o solo ou a água. A maioria das algas verde-azuis só se reproduzem por divisão celular.
Algas Pardas
São abundantes ao longo do litoral das zonas temperadas. Algumas espécies medem aproximadamente 60m. De certas algas pardas só se extrai uma substância viscosa chamada algina, usada para espessar cosméticos, sorvetes e outros produtos. Antigamente, algumas algas pardas eram largamente usadas como adubo e como fonte para extração de iodo.
Algas Verdes
Ocorrem tanto em água doce como na água salgada. A maioria das espécies são microscópicas e vivem em lagos, charcos e