Algas Superiores
Reino Plantae
Várias maneiras foram utilizadas ao longo do tempo em termos de classificação do reino Plantae. Lineu, importante zoólogo, médico e botânico e criador da nomenclatura binominal, classificou tal reino como sendo composto pelas plantas superiores, algas e fungos.
Atualmente, a cladística (classificação moderna dos seres vivos) enfatiza a classificação baseada em princípios evolutivos, determinando que um clado (ramo filogenético) deve ser monofilético, ou seja, com um ancestral comum entre seus componentes.
As atuais características para classificação das plantas são:
Organismos eucariontes e pluricelulares
Fazem fotossíntese usando clorofila a e b
Possuem cloroplastos
Armazenam produtos fotossintéticos (como o amido)
As células são revestidas por uma parede celular formada por celulose
As macroalgas, ou algas superiores não são mais classificadas em tal reino, já que possuem ancestral diferente do ancestral das plantas superiores. As algas verdes, pardas e vermelhas (Clorófitas, Feófitas e Rodófitas, respectivamente) são agora classificadas no reino Protista.
As atuais divisões do reino Plantae são: Hepatophyta, Anthocerophyta, Bryophyta (plantas avasculares) e Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta, Pterophyta, Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta, Anthophyta (plantas vasculares).
Clorófitas
Características
São as algas verdes do filo Clorophyta, grupo mais numeroso e diversificado de algas, e pertencem ao reino Protista, podendo ser unicelulares ou pluricelulares.
É o grupo ancestral das briófitas e das plantas vasculares. Apresentam características comuns com tais plantas, como:
Tipo de parede celular (celulose e pectina)
Pigmentos (clorofilas a e b e carotenos)
Produtos de reserva (amido)
Outras características:
Vivem em vários ambientes: a maior parte em água doce, mas também em água salgada, sobre troncos, barrancos úmidos e até sobre camadas de gelo dos