Algas - ODT
Introdução
As algas são organismos do Reino Protista, que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São autótrofos, produzindo seu alimento através da fotossíntese. Por causa da necessidade de luz solar, as algas são encontradas em partes mais superficiais das regiões aquáticas.
A fotossíntese realizada pelas algas é de grande importância, pois é responsável pela renovação da maior parte do oxigênio para o ar atmosférico.
As algas, organismos clorofilados, são os mais importantes componentes do fitoplâncton (associação entre algas e outros organismos do Reino Protista, capazes de realizar a fotossíntese).
Reprodução
A reprodução das algas pode ser assexuada, por meio da divisão longitudinal ou transversal de um indivíduo, ou por meio de esporos, como ocorre com os organismos unicelulares.
A reprodução das algas também pode ser sexuada, na qual duas células, ou gametas, procedentes de indivíduos distintos, se unem para formar um novo organismo.
Tipos de algas
Euglenófitas
As algas euglenófitas (ou algas flageladas verdes) são unicelulares e se movimentam utilizando flagelos, assim como o nome indica. São, em sua maioria, organismos de água doce.
A representante mais conhecida desse grupo é a Euglena viridis, que é capaz de detectar a presença de radiações luminosas, utilizando uma mancha ocular com um pigmento fotossensível.
Euglena
Pirrófitas
As pirrófitas são algas unicelulares, que possuem clorofila, caroteno e xantofila como pigmentos. Isso faz com que tomem, frequentemente, uma coloração avermelhada. As pirrófitas são as algas responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha, que algumas vezes atingem algumas costas, e que chegaram mesmo a ser responsáveis pelo batismo do Mar Vermelho.
As substâncias de reserva são o óleo e o amido.
Maré Vermelha
Crisófitas
As algas silicosas ou crisófitas são unicelulares e de vida livre ou colonial. Sua parede celular é impregnada de sílica, constituindo uma camada em forma de concha