Tutorial de SNMP
Simple Network Management Protocol
SNMP significa Simple Network Management Protocol (Protocolo Simples de Gerência de Rede). Trata-se de um protocolo que permite aos administradores de rede gerir os equipamentos da rede e diagnosticar os seus problemas.
O SNMP é o protocolo de gerência recomendado para o gerenciamento de redes TCP/IP da Internet. O SNMP é um protocolo de gerência definido à nível de aplicação, utilizando os serviços do protocolo de transporte UDP para enviar suas mensagens através da rede. Sua especificação está contida na RFC 1157. Este protocolo é o centro do desenvolvimento do gerenciamento SNMP.
Componentes
Equipamentos Geridos
São elementos da rede (pontes, hubs, routers ou servidores), contendo “objectos geridos” (managed objects) que podem ser informações sobre o material, elementos de configuração ou informações estatísticas. Estes dispositivos coletam e armazenam informações de gestão e mantém estas informações disponíveis para sistemas NMS através do protocolo SNMP.
Agentes
É um processo executado na máquina gerenciada, responsável pela manutenção das informações de gerência da máquina. As funções principais de um agente são: Atender as requisições enviadas pelo gerente; Enviar automaticamente informações de gerenciamento ao gerente, quando previamente programado; O agente utiliza as chamadas de sistema para realizar o monitoramento das informações da máquina e utiliza as RPC (Remote Procedure Call) para o controle das informações da máquina.
Gerente
É um programa executado em uma estação servidora que permite a obtenção e o envio de informações de gerenciamento junto aos dispositivos gerenciados mediante a comunicação com um ou mais agentes. O gerente fica responsável pelo monitoramento, relatórios e decisões na ocorrência de problemas enquanto que o agente fica responsável pelas funções de envio e alteração das informações e também pela notificação da ocorrência de eventos específicos ao gerente.
Sistema NMS
Um