Redes de Computadores
O gerenciamento da rede de computadores envolve as tecnologias de hardware e de software, cabendo ao Administrador controlar e manter essas tecnologias sempre em funcionamento.
Para facilitar esse processo, alguns aplicativos de gerenciamento de redes foram projetados, baseados no Simple Network Management Protocol (SNMP) e no Remote Monitoring (RMON), cujo objetivo é de melhorar a disponibilidade dos diversos componentes da rede.
Esses aplicativos foram desenvolvidos para que o Administrador detecte, isole e corrija os problemas potenciais antes de ocorrerem, agindo de forma proativa, ou seja, agir antes que o usuário ligue, avisando que a rede caiu.
Em uma comparação entre três dos softwares mais populares, estão: Tivoli da IBM, OpenView da HP, SUNNet Manager da SUN, e sobre o MRTG, Nagios e Look@Lan, que são livres.
INTRODUÇÃO
Esse artigo trata sobre o gerenciamento das redes de computadores, auxiliado pelos aplicativos baseados no Protocolo SNMP e no RMON, e da importância desses aplicativos em uma rede.
SNMP e RMON
Com o surgimento de novas tecnologias e equipamentos, que são adicionados a cada dia em uma rede, a administração torna-se cada vez mais difícil, em redes de médio e grande porte é quase impossível para o Administrador controlar e monitorar a rede de forma a deixá-la sempre eficiente, como as falhas de hardware e software causam problemas, o Administrador deve estar sempre trabalhando para detectar e corrigir esses problemas. [BRISA]
Quando a falha é física, como quando um cabo coaxial é rompido e os computadores ligados a ele ficam sem conexão, o administrador logo é avisado por um usuário e rapidamente pode corrigir a falha ou quando o roteador, com uma rota inválida descarta os pacotes de um determinado destino.
Por outro lado, existem falhas parciais de hardware e de software que são mais difíceis de detectar, pois não “interrompem” a rede.
Conforme Commer, Embora hardware de rede e software contém mecanismos para detectar