Algarismos significativos e Teoria dos Erros
Introdução As grandezas físicas são determinadas por medidas ou combinações de medidas.
Porém, essas medidas não são totalmente exatas. Na maioria das vezes, devido ao equipamento utilizado ou até mesmo o operador do equipamento, as medições se mostram incertas. Mesmo que a medição de determinada grandeza seja feita diversas vezes, pelo mesmo operador e/ou utilizandose o mesmo equipamento, tais medidas não serão sempre idênticas. Algarismos significativos Os algarismos significativos podem ser definidos como uma medida de todos os algarismos que temos certeza e mais um duvidoso, que sempre será o ultimo algarismo da direita. Exemplos:
● 943,7 m³/s: temos 4 algarismos significativos (9, 4 e 3 são exatos e 7 é o duvidoso); ● 2,49 g: temos 3 algarismos significativos (2 e 4 são exatos e 9 é o duvidoso). Incertezas
A incerteza da medida sempre aparece
no ultimo algarismo a direita, que é o
algarismo duvidoso. Se tomarmos como exemplo, a medida 2,49 g, sendo o algarismo 9 o duvidoso, isto significa que a medida da massa dada acima poderia ser 2,48 ou 2,50 g;
2,47 ou 2,51 g. No primeiro caso a amplitude da incerteza é ±0,01 g e no segundo ±0,02
g. De forma geral, a amplitude da incerteza é fixada pelo experimentador. Caso ele faça opção para a amplitude de ±0,02, a medida da massa acima seria M = (2,49 ±0,02) g.
Desta forma o experimentador nos revela que a medida é confiável dentro dos limites de
2,7 a 2,51 g, mas que o valor mais provável da medida, na sua opinião, é M = 2,49 g.
As incertezas da medição podem ser classificadas como:
● Incerteza absoluta, que é a amplitude de incertezas. A incerteza absoluta, facilita a leitura da escala e do próprio instrumento utilizado na medição.
Apesar de não