alfabetização e letramento
Desenvolvimento da língua oral escrita: termo associado à alfabetização, que consiste em ensinar por métodos educativos, com a organização de material pedagógico/didático, para o desenvolvimento da língua oral e escrita por decodificação de códigos.
2. Conceito 1: A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas(escrever) e de grafemas em fonemas(ler)
Conceito 2: A alfabetização seria um processo de compreensão/expressão de significados,”um processo de representação que envolve substituições gramáticas”.
3. Conceito 1: O termo utilizado esta associado em registrar a língua oral na forma escrita,contudo diferenciar em situações mais formais pronuncias adequadas.
Conceito 2: Esta associado a pronuncia correta da palavra,levando em conta que para compreensão tem que haver uma boa expressão.
4. O conceito de alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas: a expressão alfabetização funcional, usada pela UNESCO nos programas de alfabetização organizados em países subdesenvolvidos, pretende alertar para esse conceito social da alfabetização.
Em síntese: uma teoria coerente da alfabetização devera basear-se em um conceito desse processo suficientemente abrangente para incluir a abordagem (mecânica) do ler/escrever, o enfoque da língua escrita como um meio de expressão/compreensão, como especificidade e autonomia em relação á língua oral, e, ainda os determinantes sociais das funções e fins da aprendizagem da língua escrita.
5. Perspectiva Psicológica: É a que tem predominado nos