Alfabetização e letramento
Alfabetização
Alfabet + izar(r) +cão
Cão: sufixos que forma substantivos
Indica: ação
Alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar “alfabeto”, ou seja tornar o individuo capaz de ler e escrever.
É no campo semântico dessas palavras que conhecemos bem: analfabetismo, analfabeto, alfabetização,alfabetizar, que surge a palavra letramento.
Letramento
A palavra letramento, ainda não está dicionarizada, porque foi introduzida muito recentemente na língua portuguesa, tanto que podemos datar com precisão sua entrada na nossa língua: em 1986 por Mary Kato. (citação)
Forma portuguesa: letra + mento - mento: sufixo, indica resultado de uma ação. Ex: ferimento = resultado da ação de ferir.
Letramento é o resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita.
Há uma diferença entre alfabetizado e letrado: um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um individuo letrado; alfabetizado é aquele individuo que sabe ler e escrever; já o individuo letrado vive em estado de letramento, ou seja, aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
Por que surgiu a palavra letramento
Não se trata propriamente do aparecimento de um novo conceito, mas do reconhecimento de um fenômeno que, por não ter, até então, significado social, permanecia submerso. Desde os tempos do Brasil Colônia, e até muito recente, o problema que enfrentávamos em relação à cultura escrita era o analfabetismo, o grande numero de pessoas que não sabiam ler e escrever. Assim, a palavra de ordem era alfabetizar.
Embora vivamos em uma sociedade grafocêntrica, temos o conhecimento de que há uma deficiência no ato de saber ler e escrever. Com isso, gerou-se uma crescente preocupação em desenvolver um controle sobre essa questão, e o